PLANEJAMENTO
ANUAL 2016
PROFESSOR
– Wendenberg de Aquino Santana
COMPONENTE
CURRICULAR - Geografia
TURMA(S)
6ª Anos A e B do
Ensino Fundamental II
TURNO(S)
Manhã e Tarde
OBJETIVO
GERAL Desenvolver a
análise crítica da relação sociedade-natureza em torno dos
fenômenos abarcados pela Geografia Física.
1°
BIMESTRE
Objetivos
Específicos
- Evidenciar os principais conceitos da geografia através do estudo das categorias geográficas;
- Estimular o desenvolvimento da linguagem cartográfica e leitura de mapas
-
CONTEÚDOMETODOLOGIAAVALIAÇÃO
- As categorias geográficas de análise: Lugar, Território, Paisagem, Região e Espaço.
- As dimensões do espaço geográfico;
- Os continentes;
- A Paraíba;
- Orientação Cartográfica;
- Coordenadas Geográficas;
- Projeções Cartográficas
- Leitura e interpretação de mapas.
- Aula expositiva e dialogada;
- Confecção de mapas e maquetes;
- Exposição de filmes e documentários;
- Apresentação de slides;
- Análise de mapas e gráficos temáticos;
- Leitura e interpretação de textos propostos;
- Elaboração
orientada de redações sobre o espaço geográfico e o lugar;
- Atividades de verificação da aprendizagem;
- Relatório dos documentários ou filmes apresentados;
- Produção de Mapas;
- Fichamentos;
- Análise contínua acerca dos domínios cognitivo e afetivo, mediante participação, assiduidade, comportamento, resolução e organização das atividades propostas;
- Atividades
de diagnóstico;
2°
BIMESTRE
Objetivos
Específicos
- Analisar o espaço sideral e o sistema solar na perspectiva cosmológica e noções básicas dos elementos que compõem o universo;
- Caracterizar a litosfera e suas dinâmicas internas, bem como o domínio cognitivo dos principais fenômenos geológicos;
-
CONTEÚDOMETODOLOGIAAVALIAÇÃO
- O Universo: galáxias, sistemas estrelares, nebulosas, planetas, asteroides, cometas, etc.
- Os movimentos de rotação e translação e suas consequências;
- As camadas da terra e formação da litosfera;
- Os movimentos tectônicos;
- Os tipos de rochas;
- O solo;
- Aula expositiva e dialogada;
- Aula de Campo: Conhecendo a geologia de Catolé de Boa Vista;
- Dinâmicas;
- Exposição de filmes e documentários;
- Apresentação de slides;
- Análise e confecção de mapas e gráficos temáticos;
- Leitura e interpretação de textos propostos;
- Atividades de verificação da aprendizagem;
- Relatório da aula de campo e experiências práticas;
- Fichamentos e resumos;
- Análise contínua acerca dos domínios cognitivo e afetivo, mediante participação, assiduidade, comportamento, resolução e organização das atividades propostas;
- Pesquisa bibliográfica e socialização dos resultados mediante dinâmicas;
3°
BIMESTRE
Objetivos
Específicos
- Compreender os principais conceitos e temas da geomorfologia e geologia, assim como os debates contemporâneos sobre a atmosfera;
- Estimular o raciocínio crítico acerca do uso da água e conservação das fontes hidrológicas.
-
CONTEÚDOMETODOLOGIAAVALIAÇÃO
- O relevo terrestre: formas agentes modeladores;
- A atmosfera: camadas, composição e formação;
- Os fenômenos atmosféricos: pressão atmosférica, massas de ar, precipitações, continentalidade e maritimidade, etc.
- Os tipos de clima e distribuição espacial;
- Mudanças climáticas;
- Hidrosfera: ciclos da água, águas subterrâneas e superficiais, etc.
- Aula expositiva e dialogada;
- Dinâmica: fotografando e diferenciando os tipos de nuvens;
- Uso de mapas e localização espacial;
- Exposição de filmes e documentários;
- Apresentação de slides;
- Análise e confecção de mapas e gráficos temáticos;
- Leitura e interpretação de textos propostos;
- Atividades de verificação da aprendizagem;
- Fichamentos;
- Avaliação oral;
- Análise contínua acerca dos domínios cognitivo e afetivo, mediante participação, assiduidade, comportamento, resolução e organização das atividades propostas;
- Pesquisa bibliográfica;
- Elaboração
de redações;
4°
BIMESTRE
Objetivos
Específicos
- Estimular o debate em torno das questões ambientais e o papel do ambientalismo contemporâneo, sob o prisma da educação ambiental;
- Evidenciar as principais problemáticas ambientais numa estrita relação lugar-global.
-
CONTEÚDOMETODOLOGIAAVALIAÇÃO
- A biosfera: principais conceitos;
- Os grandes biomas da superfície terrestre;
- As questões ambientais: desmatamento, ocupação irregular, poluição e a escassez da água.
- As conferências socioambientais;
- A seca no nordeste brasileiro: alternativas de convivência com o semiárido;
- O desenvolvimento sustentável.
- Aula expositiva e dialogada;
- Dinâmica: conscientizando a comunidade;
- Uso de mapas e localização espacial;
- Exposição de filmes e documentários;
- Apresentação de slides;
- Análise e confecção de mapas e gráficos temáticos;
- Leitura e interpretação de textos propostos;
- Atividades de verificação da aprendizagem;
- Relatório sobre a dinâmica e documentários apresentados;
- Fichamentos;
- Pesquisa bibliográfica;
- Elaboração
de redações;
Nenhum comentário:
Postar um comentário