domingo, 17 de julho de 2016

Plano de curso - 6º Ano EF



PLANEJAMENTO ANUAL 2016

PROFESSOR – Wendenberg de Aquino Santana
COMPONENTE CURRICULAR - Geografia
TURMA(S) 6ª Anos A e B do Ensino Fundamental II
TURNO(S) Manhã e Tarde

OBJETIVO GERAL Desenvolver a análise crítica da relação sociedade-natureza em torno dos fenômenos abarcados pela Geografia Física.






1° BIMESTRE
Objetivos Específicos
  1. Evidenciar os principais conceitos da geografia através do estudo das categorias geográficas;
  2. Estimular o desenvolvimento da linguagem cartográfica e leitura de mapas

CONTEÚDO
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO
  • As categorias geográficas de análise: Lugar, Território, Paisagem, Região e Espaço.
  • As dimensões do espaço geográfico;
  • Os continentes;
  • A Paraíba;
  • Orientação Cartográfica;
  • Coordenadas Geográficas;
  • Projeções Cartográficas
  • Leitura e interpretação de mapas.











  • Aula expositiva e dialogada;
  • Confecção de mapas e maquetes;
  • Exposição de filmes e documentários;
  • Apresentação de slides;
  • Análise de mapas e gráficos temáticos;
  • Leitura e interpretação de textos propostos;
  • Elaboração orientada de redações sobre o espaço geográfico e o lugar;
  • Atividades de verificação da aprendizagem;
  • Relatório dos documentários ou filmes apresentados;
  • Produção de Mapas;
  • Fichamentos;
  • Análise contínua acerca dos domínios cognitivo e afetivo, mediante participação, assiduidade, comportamento, resolução e organização das atividades propostas;
  • Atividades de diagnóstico;

2° BIMESTRE
Objetivos Específicos
  1. Analisar o espaço sideral e o sistema solar na perspectiva cosmológica e noções básicas dos elementos que compõem o universo;
  2. Caracterizar a litosfera e suas dinâmicas internas, bem como o domínio cognitivo dos principais fenômenos geológicos;

CONTEÚDO
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO
  • O Universo: galáxias, sistemas estrelares, nebulosas, planetas, asteroides, cometas, etc.
  • Os movimentos de rotação e translação e suas consequências;
  • As camadas da terra e formação da litosfera;
  • Os movimentos tectônicos;
  • Os tipos de rochas;
  • O solo;













  • Aula expositiva e dialogada;
  • Aula de Campo: Conhecendo a geologia de Catolé de Boa Vista;
  • Dinâmicas;
  • Exposição de filmes e documentários;
  • Apresentação de slides;
  • Análise e confecção de mapas e gráficos temáticos;
  • Leitura e interpretação de textos propostos;


  • Atividades de verificação da aprendizagem;
  • Relatório da aula de campo e experiências práticas;
  • Fichamentos e resumos;
  • Análise contínua acerca dos domínios cognitivo e afetivo, mediante participação, assiduidade, comportamento, resolução e organização das atividades propostas;
  • Pesquisa bibliográfica e socialização dos resultados mediante dinâmicas;



3° BIMESTRE
Objetivos Específicos
  1. Compreender os principais conceitos e temas da geomorfologia e geologia, assim como os debates contemporâneos sobre a atmosfera;
  2. Estimular o raciocínio crítico acerca do uso da água e conservação das fontes hidrológicas.

CONTEÚDO
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO
  • O relevo terrestre: formas agentes modeladores;
  • A atmosfera: camadas, composição e formação;
  • Os fenômenos atmosféricos: pressão atmosférica, massas de ar, precipitações, continentalidade e maritimidade, etc.
  • Os tipos de clima e distribuição espacial;
  • Mudanças climáticas;
  • Hidrosfera: ciclos da água, águas subterrâneas e superficiais, etc.











  • Aula expositiva e dialogada;
  • Dinâmica: fotografando e diferenciando os tipos de nuvens;
  • Uso de mapas e localização espacial;
  • Exposição de filmes e documentários;
  • Apresentação de slides;
  • Análise e confecção de mapas e gráficos temáticos;
  • Leitura e interpretação de textos propostos;



  • Atividades de verificação da aprendizagem;
  • Fichamentos;
  • Avaliação oral;
  • Análise contínua acerca dos domínios cognitivo e afetivo, mediante participação, assiduidade, comportamento, resolução e organização das atividades propostas;
  • Pesquisa bibliográfica;
  • Elaboração de redações;
4° BIMESTRE
Objetivos Específicos
  1. Estimular o debate em torno das questões ambientais e o papel do ambientalismo contemporâneo, sob o prisma da educação ambiental;
  2. Evidenciar as principais problemáticas ambientais numa estrita relação lugar-global.

CONTEÚDO
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO
  • A biosfera: principais conceitos;
  • Os grandes biomas da superfície terrestre;
  • As questões ambientais: desmatamento, ocupação irregular, poluição e a escassez da água.
  • As conferências socioambientais;
  • A seca no nordeste brasileiro: alternativas de convivência com o semiárido;
  • O desenvolvimento sustentável.












  • Aula expositiva e dialogada;
  • Dinâmica: conscientizando a comunidade;
  • Uso de mapas e localização espacial;
  • Exposição de filmes e documentários;
  • Apresentação de slides;
  • Análise e confecção de mapas e gráficos temáticos;
  • Leitura e interpretação de textos propostos;

  • Atividades de verificação da aprendizagem;
  • Relatório sobre a dinâmica e documentários apresentados;
  • Fichamentos;
  • Análise contínua acerca dos domínios cognitivo e afetivo, mediante participação, assiduidade, comportamento, resolução e organização das atividades propostas;
  • Pesquisa bibliográfica;
  • Elaboração de redações;


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