PROFESSOR
– Wendenberg de Aquino Santana
COMPONENTE
CURRICULAR - Geografia
TURMA(S)
2ª Séries A e B do Ensino Médio
OBJETIVO
GERAL Desenvolver o ensino
crítico acerca do mundo contemporâneo em suas dimensões
econômicas, geopolíticas e sociais em consonância com o espaço de
vivência.
1°
BIMESTRE
Objetivos
Específicos
- Caracterizar o processo e desenvolvimento do capitalismo, explanando as fases do seu desenvolvimento;
- Analisar a perspectiva geoeconômica e social em torno do fenômeno da globalização.
-
CONTEÚDOMETODOLOGIAAVALIAÇÃO
- As fases do Capitalismo;
- A guerra fria e o mundo bipolar;
- A globalização;
- O contexto geopolítico do mundo contemporâneo;
- Geografia da pobreza e da fome global;
- Desigualdades no mundo subdesenvolvido.
- Aula expositiva e dialogada;
- Apresentação de slides;
- Análise de mapas e gráficos temáticos;
- Leitura e interpretação de textos propostos;
- Resolução de exercícios e questões do Exame Nacional do Ensino Médio;
- Exposição
de documentários.
- Atividades de verificação da aprendizagem;
- Análise contínua acerca dos domínios cognitivo e afetivo, mediante participação, assiduidade, comportamento, resolução e organização das atividades propostas;
- Pesquisa bibliográfica e socialização dos resultados através de seminários;
- Atividades de diagnóstico;
- Fichamentos.
2°
BIMESTRE
Objetivos
Específicos
- Explicitar as características da África e América Latina;
- Explanar a geografia da distribuição dos espaços industriais e rurais, evidenciado as suas regionalizações.
-
CONTEÚDOMETODOLOGIAAVALIAÇÃO
- O continente africano – África subsaariana e Setentrional;
- A América Latina;
- O espaço rural no mundo globalizado;
- O recursos minerais e fontes de energia;
- A atividade industrial: evolução e distribuição;
- Aula expositiva e dialogada;
- Seminários;
- Exposição de filmes e documentários;
- Apresentação de slides;
- Elaboração de textos argumentativos e críticos;
- Análise e confecção de mapas e gráficos temáticos;
- Leitura e interpretação de textos propostos;
- Resolução de exercícios e questões do Exame Nacional do Ensino Médio;
- Atividades de verificação da aprendizagem;
- Simulados;
- Seminários em grupos;
- Análise contínua acerca dos domínios cognitivo e afetivo, mediante participação, assiduidade, comportamento e organização das atividades propostas;
- Fichamentos.
3°
BIMESTRE
Objetivos
Específicos
- Analisar os principais aspectos espaciais e geoeconômicos dos países desenvolvidos e emergentes;
- Caracterizar o papel geopolítico das tensões internacionais na construção do mundo global sob o contexto das crises sistêmicas do capitalismo.
-
CONTEÚDOMETODOLOGIAAVALIAÇÃO
- Aspectos geográficos do: Reino Unido, França, Estados Unidos, Japão e Alemanha.
- A Rússia e a sua herança soviética;
- A China na geopolítica atual;
- O BRICS: países emergentes;
- A Índia; população e economia;
- A África do Sul
- Aula expositiva e dialogada;
- Fichamentos e resumos críticos;
- Exposição de filmes e documentários;
- Apresentação de slides;
- Elaboração de textos argumentativos e críticos;
- Análise e confecção de mapas e gráficos temáticos;
- Leitura e interpretação de textos propostos;
- Resolução
de exercícios e questões do Exame Nacional do Ensino Médio;
- Atividades de verificação da aprendizagem;
- Relatórios acerca de filmes ou documentários apresentados em sala;
- Análise contínua acerca dos domínios cognitivo e afetivo, mediante participação, assiduidade, comportamento, resolução e organização das atividades propostas;
- Pesquisa bibliográfica e socialização dos resultados através de seminários;
- Atividades de diagnóstico;
4°
BIMESTRE
Objetivos
Específicos
- Estimular a compreensão acerca das atividades terciárias e conflitos étnico-nacionalistas no mundo contemporâneo;
- Evidenciar o continente europeu e a CEI no âmago da globalização e interesses geoeconômicos.
-
CONTEÚDOMETODOLOGIAAVALIAÇÃO
- O turismo, telecomunicações e sistemas de transporte;
- O comércio multilateral e os blocos econômicos regionais;
- A Europa;
- A Comunidade dos Estados Independentes (CEI);
- A ONU;
- Os organismos internacionais não-governamentais.
- Aula expositiva e dialogada;
- Apresentação de slides;
- Aula de campo: viagem pedagógica;
- Análise de mapas e gráficos temáticos;
- Leitura e interpretação de textos propostos;
- Resolução de exercícios e questões do Exame Nacional do Ensino Médio;
- Exposição
de documentários.
- Atividades de verificação da aprendizagem;
- Simulado do ENEM;
- Fichamentos;
- Análise contínua acerca dos domínios cognitivo e afetivo, mediante participação, assiduidade, comportamento, resolução e organização das atividades propostas;
- Pesquisa bibliográfica e socialização dos resultados através de seminários;
- Redações
Nenhum comentário:
Postar um comentário