domingo, 17 de julho de 2016

Plano de curso - 2º ano EM



PROFESSOR – Wendenberg de Aquino Santana
COMPONENTE CURRICULAR - Geografia
TURMA(S) 2ª Séries A e B do Ensino Médio
TURNO(S) Manhã e Tarde

OBJETIVO GERAL Desenvolver o ensino crítico acerca do mundo contemporâneo em suas dimensões econômicas, geopolíticas e sociais em consonância com o espaço de vivência.






1° BIMESTRE
Objetivos Específicos
  1. Caracterizar o processo e desenvolvimento do capitalismo, explanando as fases do seu desenvolvimento;

  1. Analisar a perspectiva geoeconômica e social em torno do fenômeno da globalização.

CONTEÚDO
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO
  • As fases do Capitalismo;
  • A guerra fria e o mundo bipolar;
  • A globalização;
  • O contexto geopolítico do mundo contemporâneo;
  • Geografia da pobreza e da fome global;
  • Desigualdades no mundo subdesenvolvido.













  • Aula expositiva e dialogada;
  • Apresentação de slides;
  • Análise de mapas e gráficos temáticos;
  • Leitura e interpretação de textos propostos;
  • Resolução de exercícios e questões do Exame Nacional do Ensino Médio;
  • Exposição de documentários.
  • Atividades de verificação da aprendizagem;
  • Análise contínua acerca dos domínios cognitivo e afetivo, mediante participação, assiduidade, comportamento, resolução e organização das atividades propostas;
  • Pesquisa bibliográfica e socialização dos resultados através de seminários;
  • Atividades de diagnóstico;
  • Fichamentos.

2° BIMESTRE
Objetivos Específicos
  1. Explicitar as características da África e América Latina;

  1. Explanar a geografia da distribuição dos espaços industriais e rurais, evidenciado as suas regionalizações.

CONTEÚDO
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO
  • O continente africano – África subsaariana e Setentrional;
  • A América Latina;
  • O espaço rural no mundo globalizado;
  • O recursos minerais e fontes de energia;
  • A atividade industrial: evolução e distribuição;









  • Aula expositiva e dialogada;
  • Seminários;
  • Exposição de filmes e documentários;
  • Apresentação de slides;
  • Elaboração de textos argumentativos e críticos;
  • Análise e confecção de mapas e gráficos temáticos;
  • Leitura e interpretação de textos propostos;
  • Resolução de exercícios e questões do Exame Nacional do Ensino Médio;

  • Atividades de verificação da aprendizagem;
  • Simulados;
  • Seminários em grupos;
  • Análise contínua acerca dos domínios cognitivo e afetivo, mediante participação, assiduidade, comportamento e organização das atividades propostas;
  • Fichamentos.


3° BIMESTRE
Objetivos Específicos
  1. Analisar os principais aspectos espaciais e geoeconômicos dos países desenvolvidos e emergentes;
  2. Caracterizar o papel geopolítico das tensões internacionais na construção do mundo global sob o contexto das crises sistêmicas do capitalismo.

CONTEÚDO
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO
  • Aspectos geográficos do: Reino Unido, França, Estados Unidos, Japão e Alemanha.
  • A Rússia e a sua herança soviética;
  • A China na geopolítica atual;
  • O BRICS: países emergentes;
  • A Índia; população e economia;
  • A África do Sul













  • Aula expositiva e dialogada;
  • Fichamentos e resumos críticos;
  • Exposição de filmes e documentários;
  • Apresentação de slides;
  • Elaboração de textos argumentativos e críticos;
  • Análise e confecção de mapas e gráficos temáticos;
  • Leitura e interpretação de textos propostos;
  • Resolução de exercícios e questões do Exame Nacional do Ensino Médio;
  • Atividades de verificação da aprendizagem;
  • Relatórios acerca de filmes ou documentários apresentados em sala;
  • Análise contínua acerca dos domínios cognitivo e afetivo, mediante participação, assiduidade, comportamento, resolução e organização das atividades propostas;
  • Pesquisa bibliográfica e socialização dos resultados através de seminários;
  • Atividades de diagnóstico;

4° BIMESTRE
Objetivos Específicos
  1. Estimular a compreensão acerca das atividades terciárias e conflitos étnico-nacionalistas no mundo contemporâneo;

  1. Evidenciar o continente europeu e a CEI no âmago da globalização e interesses geoeconômicos.

CONTEÚDO
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO

  • O turismo, telecomunicações e sistemas de transporte;
  • O comércio multilateral e os blocos econômicos regionais;
  • A Europa;
  • A Comunidade dos Estados Independentes (CEI);
  • A ONU;
  • Os organismos internacionais não-governamentais.










  • Aula expositiva e dialogada;
  • Apresentação de slides;
  • Aula de campo: viagem pedagógica;
  • Análise de mapas e gráficos temáticos;
  • Leitura e interpretação de textos propostos;
  • Resolução de exercícios e questões do Exame Nacional do Ensino Médio;
  • Exposição de documentários.
  • Atividades de verificação da aprendizagem;
  • Simulado do ENEM;
  • Fichamentos;
  • Análise contínua acerca dos domínios cognitivo e afetivo, mediante participação, assiduidade, comportamento, resolução e organização das atividades propostas;
  • Pesquisa bibliográfica e socialização dos resultados através de seminários;
  • Redações


Nenhum comentário:

Postar um comentário