PLANEJAMENTO
ANUAL 2016
PROFESSOR
– Wendenberg de Aquino Santana
COMPONENTE
CURRICULAR - Geografia
TURMA(S)
1ª Séries A e B do
Ensino Médio
OBJETIVO
GERAL Estabelecer o
processo de ensino-aprendizagem em torno das competências no âmago
da Geografia Física e das dinâmicas demográficas mundiais.
1°
BIMESTRE
Objetivos
Específicos
- Apresentar a história do pensamento geográficos e suas categorias científicas de análise;
- Caracterizar as técnicas de representação cartográfica do espaço, mediante o desenvolvimento da leitura de mapas;
- Analisar o evolução geológica e principais fenômenos litosféricos.
-
CONTEÚDOMETODOLOGIAAVALIAÇÃO
- A ciência geográfica e suas categorias, teorias e conceitos na leitura espacial;
- A orientação espacial e coordenas geográficas;
- Os movimentos de translação e rotação e suas consequências;
- A cartografia e leitura de mapas;
- A litosfera: evolução geológica da terra;
- Aula expositiva e dialogada;
- Seminários;
- Exposição de filmes e documentários;
- Apresentação de slides;
- Elaboração de textos argumentativos e críticos;
- Análise e confecção de mapas e gráficos temáticos;
- Leitura e interpretação de textos propostos;
- Resolução de exercícios e questões do Exame Nacional do Ensino Médio;
- Atividades de verificação da aprendizagem;
- Relatórios acerca de filmes ou documentários apresentados em sala;
- Análise contínua acerca dos domínios cognitivo e afetivo, mediante participação, assiduidade, comportamento, resolução e organização das atividades propostas;
- Fichamentos e resumos críticos;
- Atividades
de diagnóstico;
2°
BIMESTRE
Objetivos
Específicos
- Compreender a estrutura geológica e as formas de relevo, evidenciando a dinâmica litosféricas e seus agentes modeladores;
- Evidenciar os principais fenômenos atmosféricos e aspectos hidrográficos;
-
CONTEÚDOMETODOLOGIAAVALIAÇÃO
- A estrutura geológica e formas do relevo terrestre;
- Os agentes formadores e modeladores do relevo;
- A erosão e contaminação dos solos;
- A atmosfera e fenômenos meteorológicos;
- Fatores e tipos climáticos;
- Poluição atmosférica e mudanças climáticas.
- Aula expositiva e dialogada;
- Dinâmicas;
- Exposição de filmes e documentários;
- Apresentação de slides;
- Seminários;
- Análise e confecção de mapas e gráficos temáticos;
- Leitura e interpretação de textos propostos;
- Resolução
de exercícios e questões do Exame Nacional do Ensino Médio;
- Atividades de verificação da aprendizagem;
- Fichamentos;
- Seminários;
- Análise contínua acerca dos domínios cognitivo e afetivo, mediante participação, assiduidade, comportamento, resolução e organização das atividades propostas;
- Pesquisa bibliográfica e socialização dos resultados através de seminários;
3°
BIMESTRE
Objetivos
Específicos
- Analisar a hidrosfera e a biosfera definindo suas distribuições no espaço mundial;
- Compreender o fenômeno demográfico e as migrações, bem como a urbanização contemporânea.
-
CONTEÚDOMETODOLOGIAAVALIAÇÃO
- A hidrosfera
- A Biosfera: localização e principais características dos grandes biomas terrestres;
- O crescimento demográfico, estrutura e distribuição da população mundial;
- As migrações: diversidade e desigualdades;
- A urbanização mundial.
- Aula expositiva e dialogada;
- Fichamentos e resumos críticos;
- Exposição de filmes e documentários;
- Apresentação de slides;
- Análise e confecção de mapas e gráficos temáticos;
- Leitura e interpretação de textos propostos;
- Resolução
de exercícios e questões do Exame Nacional do Ensino Médio;
- Atividades de verificação da aprendizagem;
- Simulado do ENEM;
- Avaliação oral;
- Análise contínua acerca dos domínios cognitivo e afetivo, mediante participação, assiduidade, comportamento, resolução e organização das atividades propostas;
- Pesquisa bibliográfica;
- Redações.
4°
BIMESTRE
Objetivos
Específicos
- Analisar os conflitos étnicos-nacionalistas sob a perspectiva da geopolítica mundial e coexistência dos Estados-Nação.
- Caracterizar o desenvolvimento sustentável e as questões e debates ambientais;
-
CONTEÚDOMETODOLOGIAAVALIAÇÃO
- O desenvolvimento sustentável e as conferências internacionais sobre o meio ambiente;
- O Estado-Nação: território e territorialidades;
- Os conflitos internacionais no século XXI;
- O imperialismo e neocolonialismo;
- O Oriente Médio: fundamentalismo e extremismo.
- Aula expositiva e dialogada;
- Apresentação de slides;
- Aula de campo: viagem pedagógica;
- Leitura e interpretação de textos propostos;
- Dinâmica: O tribunal do Júri;
- Resolução de exercícios e questões do Exame Nacional do Ensino Médio;
- Exposição
de documentários.
- Atividades de verificação da aprendizagem;
- Análise contínua acerca dos domínios cognitivo e afetivo, mediante participação, assiduidade, comportamento, resolução e organização das atividades propostas;
- Pesquisa bibliográfica e socialização dos resultados mediante dinâmicas;
- Atividades de diagnóstico;
- Fichamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário