domingo, 17 de julho de 2016

Plano de curso - 1º ano EM



PLANEJAMENTO ANUAL 2016

PROFESSOR – Wendenberg de Aquino Santana
COMPONENTE CURRICULAR - Geografia
TURMA(S) 1ª Séries A e B do Ensino Médio
TURNO(S) Manhã e Tarde

OBJETIVO GERAL Estabelecer o processo de ensino-aprendizagem em torno das competências no âmago da Geografia Física e das dinâmicas demográficas mundiais.






1° BIMESTRE
Objetivos Específicos
  1. Apresentar a história do pensamento geográficos e suas categorias científicas de análise;
  2. Caracterizar as técnicas de representação cartográfica do espaço, mediante o desenvolvimento da leitura de mapas;
  3. Analisar o evolução geológica e principais fenômenos litosféricos.

CONTEÚDO
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO
  • A ciência geográfica e suas categorias, teorias e conceitos na leitura espacial;
  • A orientação espacial e coordenas geográficas;
  • Os movimentos de translação e rotação e suas consequências;
  • A cartografia e leitura de mapas;
  • A litosfera: evolução geológica da terra;












  • Aula expositiva e dialogada;
  • Seminários;
  • Exposição de filmes e documentários;
  • Apresentação de slides;
  • Elaboração de textos argumentativos e críticos;
  • Análise e confecção de mapas e gráficos temáticos;
  • Leitura e interpretação de textos propostos;
  • Resolução de exercícios e questões do Exame Nacional do Ensino Médio;


  • Atividades de verificação da aprendizagem;
  • Relatórios acerca de filmes ou documentários apresentados em sala;
  • Análise contínua acerca dos domínios cognitivo e afetivo, mediante participação, assiduidade, comportamento, resolução e organização das atividades propostas;
  • Fichamentos e resumos críticos;
  • Atividades de diagnóstico;

2° BIMESTRE
Objetivos Específicos
  1. Compreender a estrutura geológica e as formas de relevo, evidenciando a dinâmica litosféricas e seus agentes modeladores;
  2. Evidenciar os principais fenômenos atmosféricos e aspectos hidrográficos;

CONTEÚDO
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO
  • A estrutura geológica e formas do relevo terrestre;
  • Os agentes formadores e modeladores do relevo;
  • A erosão e contaminação dos solos;
  • A atmosfera e fenômenos meteorológicos;
  • Fatores e tipos climáticos;
  • Poluição atmosférica e mudanças climáticas.











  • Aula expositiva e dialogada;
  • Dinâmicas;
  • Exposição de filmes e documentários;
  • Apresentação de slides;
  • Seminários;
  • Análise e confecção de mapas e gráficos temáticos;
  • Leitura e interpretação de textos propostos;
  • Resolução de exercícios e questões do Exame Nacional do Ensino Médio;
  • Atividades de verificação da aprendizagem;
  • Fichamentos;
  • Seminários;
  • Análise contínua acerca dos domínios cognitivo e afetivo, mediante participação, assiduidade, comportamento, resolução e organização das atividades propostas;
  • Pesquisa bibliográfica e socialização dos resultados através de seminários;


3° BIMESTRE
Objetivos Específicos
  1. Analisar a hidrosfera e a biosfera definindo suas distribuições no espaço mundial;
  2. Compreender o fenômeno demográfico e as migrações, bem como a urbanização contemporânea.

CONTEÚDO
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO
  • A hidrosfera
  • A Biosfera: localização e principais características dos grandes biomas terrestres;
  • O crescimento demográfico, estrutura e distribuição da população mundial;
  • As migrações: diversidade e desigualdades;
  • A urbanização mundial.












  • Aula expositiva e dialogada;
  • Fichamentos e resumos críticos;
  • Exposição de filmes e documentários;
  • Apresentação de slides;
  • Análise e confecção de mapas e gráficos temáticos;
  • Leitura e interpretação de textos propostos;
  • Resolução de exercícios e questões do Exame Nacional do Ensino Médio;
  • Atividades de verificação da aprendizagem;
  • Simulado do ENEM;
  • Avaliação oral;
  • Análise contínua acerca dos domínios cognitivo e afetivo, mediante participação, assiduidade, comportamento, resolução e organização das atividades propostas;
  • Pesquisa bibliográfica;
  • Redações.
4° BIMESTRE
Objetivos Específicos
  1. Analisar os conflitos étnicos-nacionalistas sob a perspectiva da geopolítica mundial e coexistência dos Estados-Nação.
  2. Caracterizar o desenvolvimento sustentável e as questões e debates ambientais;

CONTEÚDO
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO
  • O desenvolvimento sustentável e as conferências internacionais sobre o meio ambiente;
  • O Estado-Nação: território e territorialidades;
  • Os conflitos internacionais no século XXI;
  • O imperialismo e neocolonialismo;
  • O Oriente Médio: fundamentalismo e extremismo.













  • Aula expositiva e dialogada;
  • Apresentação de slides;
  • Aula de campo: viagem pedagógica;
  • Leitura e interpretação de textos propostos;
  • Dinâmica: O tribunal do Júri;
  • Resolução de exercícios e questões do Exame Nacional do Ensino Médio;
  • Exposição de documentários.
  • Atividades de verificação da aprendizagem;
  • Análise contínua acerca dos domínios cognitivo e afetivo, mediante participação, assiduidade, comportamento, resolução e organização das atividades propostas;
  • Pesquisa bibliográfica e socialização dos resultados mediante dinâmicas;
  • Atividades de diagnóstico;
  • Fichamentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário